quinta-feira, 15 de março de 2012

Os Cinco Pilares do Islam

Em Nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador.

São cinco, os atos de adoração obrigatórios que todos os Muçulmanos devem respeitosamente cumprir. Não os realizar representa um grave pecado. A edificação do Islam assenta nestes cinco pilares. Caso uma pessoa negue a obrigatoriedade de um deles, então, não pode ser considerada Muçulmana.
As cinco obrigações dos Muçulmanos são as seguintes:
1. A declaração de fé: "Testemunhar que não existe outra divindade exceto Deus, e que Muhammad é o Seu Mensageiro" (Shahaadah);
2. Orar cinco vezes ao dia (Salah);
3. Pagar as esmolas anuais (Zakah);
4. Jejuar durante o mês do Ramadan (Sawm);
5. Ir em Peregrinação a Meca (Hajj).

A Declaração de Fé             
É obrigatório a toda a pessoa que pretende aderir ao Islam, acreditar e dizer: "Testemunho que não existe outra divindade exceto Deus, e que Muhammad é o Seu Mensageiro". Com esta simples, mas importante e poderosa declaração, a pessoa é considerada Muçulmana. Não existe iniciação alguma no seio do Islam.
Os conceitos contidos no testemunho de fé podem ser explicados pela análise de cada uma das três partes que o constituem. A primeira parte, "Outra divindade...", é uma negação do politeísmo 10. É uma negação da existência de qualquer divindade verdadeira, a não ser Deus, ou de qualquer entidade que partilhe de algum dos atributos de Deus. A segunda parte, "...exceto Deus", é uma afirmação do monoteísmo. Deus é o único a Quem deve ser prestado culto.
"Muhammad é o Mensageiro de Deus" constitui a terceira parte da declaração de fé. Trata-se de uma afirmação da Profecia de MuhammadSPM, como o último dos Profetas e Mensageiros de Deus 11. Isto exige a aceitação incondicional do Alcorão e do que verdadeiramente foi dito por MuhammadSPM, assim como as suas tradições.
Ao acreditar e ao proclamar o testemunho de fé, a pessoa rejeita todos os falsos objetos de adoração, afirmando que Deus é o único a Quem deve ser prestado culto. Deus não possui igual ou associado. Deus promete que, assim que a pessoa afirmar e dizer sinceramente: "Testemunho que não existe outra divindade, exceto Deus, e que Muhammad é o Seu Mensageiro", todos os seus pecados anteriores serão perdoados. Do mesmo modo, também os seus bons atos antes praticados poderão ser recompensados por Deus, o Complacente.

10 Esta negação significa que nada mais deve ser adorado, a não ser Deus, que nada mais possui divindade, excetuando Deus, que nada nem ninguém partilha dos atributos de Deus, e que nada nem ninguém pode ser o criador ou o sustentáculo da criação, com exceção de Deus, o Qual não possui igual ou associado.
11 As pessoas podem perguntar o seguinte: "Se o
Islam ensina que todos os Profetas e Mensageiros são iguais, então, porque motivo no testemunho de fé se afirma a Profecia de Muhammad, sem se mencionar os restantes Profetas? Há que ter em conta que, nem todos aqueles que afirmam a Profecia de MuhammadSPM, conhecem todos os Profetas e Mensageiros de Deus que o precederam. Se, por exemplo, alguém testemunhasse: "Não existe outra divindade, exceto Deus, e Moisés é o Mensageiro de Deus", isto não significaria necessariamente que a pessoa aceitasse todos os Profetas e Mensageiros que procederam a MoisésSDPA , como é caso de JesusSDPA ou MuhammadSPM.

Orar Cinco Vezes ao Dia (Salah)
É exigido ao Muçulmano que realize cinco orações diárias obrigatórias. Um Muçulmano vira-se para Makkah (Meca), enquanto realiza estas orações, direcionando-se para a primeira Casa construída para adorar ao Deus Único. A esta Casa é dado o nome de Kaaba, uma estrutura vazia em forma de cubo, localizada no país que é agora a Arábia Saudita. A Casa foi erguida por Abraão (a.s) e pelo seu filho, IsmaelSDPA, para adorar o Deus Único e Verdadeiro.
Há que ter em conta que o Islam não possui quaisquer símbolos ou relíquias sagradas. Nós não adoramos a Kaaba; adoramos simplesmente a Deus quando nos direcionamos para a Kaaba. Direcionarem-se para a Kaaba une os fiéis nas suas orações ao Deus Único. Considera-se que, adorar a Kaaba ou qualquer outra coisa criada, é prestar culto a um ídolo. De modo mais claro, os materiais utilizados para a construção desta Casa não são mais sagrados do que quaisquer outros, utilizados para a construção de um outro edifício qualquer.
Estas orações ocorrem durante o dia e durante a noite, e são uma constante lembrança do dever humano e da sua submissão a Deus. As orações representam um elo direto entre o fiel e Deus. Constituem uma oportunidade para que este regresse a Deus, enquanto Lhe presta culto, para agradecer, pedir perdão e suplicar pela Sua orientação e misericórdia.
Um Muçulmano pode, voluntariamente, orar mais vezes. As orações, no sentido geral de súplicas, podem, praticamente, ser oferecidas em qualquer momento e lugar.

Pagar as Esmolas Anuais (Zakah)
É dever religioso de todo o Muçulmano, suficientemente próspero para acumular e reter lucros, dar parte dos seus ganhos anuais aos mais necessitados. Estas esmolas têm o nome de Zakah em Árabe, o que, literalmente, significa "purificação". Todas as coisas pertencem a Deus, o Misericordioso, e a riqueza é tida como certa pelos seres humanos. O pagamento destas esmolas é uma forma que as pessoas financeiramente estáveis têm, de purificarem os lucros honestos que Deus lhes concedeu. Além disso, constitui um meio de, diretamente, distribuir a riqueza pela sociedade, ajudando os pobres e necessitados. A Zakah (esmolas) purificam também a alma daquele que dá, diminui a ganância e fortalece a compaixão e a generosidade entre a Humanidade. O valor médio destas esmolas é de dois e meio por cento das poupanças acumuladas durante um ano. Estas esmolas são deduzidas das poupanças, não dos rendimentos e salários.
Jejuar durante o Ramadan
Um Muçulmano púbere, fisicamente apto a fazê-lo, deve jejuar durante o mês lunar do Ramadan. Trata-se de um mês significativo, visto ser o mês em que ocorreu a primeira revelação do Alcorão a MuhammadSPM. Dado um ano no calendário lunar ter onze dias a menos do que no calendário solar, gradualmente, o mês do Ramadan ocorre em todas as estações do ano. Do mesmo modo que a doação de esmolas é uma forma de purificar a riqueza, jejuar é uma forma de auto-purificação. O jejum tem início ao amanhecer e termina ao pôr-do-sol, da hora local. Durante as horas diurnas, a pessoa que jejua deve abster-se de comer, beber e manter relações sexuais com o cônjuge 12. Estas atividades são permitidas desde o pôr-do-sol até ao amanhecer seguinte. O ato de jejuar ensina a pessoa a ter paciência e auto-controlo. Tal como orar, jejuar é uma forma de voltarmos a Deus, em sincera adoração. Os dois feriados Muçulmanos são, o 'Eid Al-Fitre, celebrado no fim do Ramadan, e o 'Eid Al-Adha, celebrado no fim da Hajj (Peregrinação a Meca). Jejuar lembra-nos as condições em que vivem os necessitados, levando-nos a apreciar as mais simples das benções, as quais freqüentemente temos como certas, como é o caso de beber um simples copo de água e comer à vontade.

12 O Islam exige castidade e proíbe as relações sexuais extra-matrimoniais ou pré-matrimoniais.


Peregrinação à Makah
Caso tenha possibilidade e meios para o fazer, todo o Muçulmano é obrigado a ir em peregrinação à Ka'aba, em Meca, uma vez na vida. Muçulmanos vindos de todas as partes do Mundo reúnem-se, com o objetivo de adorar e agradar a Deus. Anualmente, milhões de peregrinos visitam a Ka'aba e realizam a Hajj (Peregrinação a Meca).
O ritual da Hajj teve origem com o Profeta AbraãoSDPA e foi retomado por MuhammadSPM. A peregrinação a Meca obriga os peregrinos a quebrarem as barreiras raciais, econômicas e sociais que ainda possam existir nas suas sociedades. Constitui também um convite a cada peregrino a praticar a paciência, o auto-domínio e a piedade. Os peregrinos envergam vestes simples, que anulam as distinções de classe e cultura. Cada um destes atos obrigatórios de adoração mantém viva a lembrança de Deus, e lembra a todos os Muçulmanos que provimos de Deus, e a Deus regressamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário