quinta-feira, 23 de abril de 2020

Mês do Ramadan abençoado



👇🏻👇🏻👇🏻
Ramadã, o nono mês do calendário lunar islâmico, pode ter 29 ou 30 dias de duração.  Um mês islâmico começa com a visão da lua crescente no horizonte ocidental, imediatamente após o pôr do sol.  Os muçulmanos olham na direção do horizonte ocidental para a lua nova no vigésimo nono dia de Shaban, o oitavo mês.  Se a lua nova é avistada, o Ramadã começou com o pôr do sol, mas o jejum começa com a próxima alvorada.  Se a lua nova não é avistada no vigésimo novo dia, os muçulmanos completam 30 dias de Shaban (o mês anterior) e o Ramadã começa no dia seguinte.
⭐ O Significado do Ramadã e do Jejum
Deus diz no Alcorão:
“Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus.” (Alcorão 2:183)
“O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciardes o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.” (2:185)
⭐ O mês de Ramadã é chamado o mês do Alcorão. Consequentemente, os muçulmanos recitam o Alcorão com frequência nesse mês.
Sawm ou Jejum
Sawm (jejum) começa com a alvorada e termina com o pôr do sol. Os muçulmanos se levantam antes da alvorada por trinta minutos mais ou menos, comem o Suhur (a refeição pré alvorada) e bebem uma quantidade adequada de líquidos em preparação para o sawm (jejum).  Comer e beber para na alvorada.
⭐ Durante o dia não é permitido comer, beber ou ter atividade sexual. Além disso, um muçulmano deve aderir estritamente ao código moral do Islã já que a não observância desse código pode violar os requisitos para o jejum.
⭐ Jejuar no mês de Ramadã é um ato de adoração exigido de todos os muçulmanos que atingiram a puberdade.  As mulheres que estiverem menstruando ou que não se recuperaram totalmente do parto, adiam o jejum até que estejam completamente livres das condições mencionadas.  Além disso, os que estão doentes ou em viagem podem escolher adiar seu jejum.
⭐ Os muçulmanos jejuam porque Deus ordenou.  Entretanto, também podem refletir sobre os benefícios de jejuar que incluem desenvolver controle sobre a fome, sede e estímulos sexuais, treinando para ser uma pessoa de boa moral e como teste de sinceridade com o Criador.  Durante o jejum os muçulmanos podem conduzir seus negócios como de costume.
⭐ O jejum é quebrado imediatamente após o pôr do sol, geralmente com a ingestão de tâmaras e água ou suco.  Entretanto, qualquer alimento ou bebida lícito pode ser usado para quebrar o jejum.  Depois fazem o salah (oração após o pôr do sol) de Magreb, que é seguido de uma refeição completa.  Depois de um breve descanso, os muçulmanos vão para a mesquita oferecer a oração de Isha (oração da noite) e então uma oração noturna especial, chamada de tarawih.
_________
⭐ Tarawih
Essa oração congregacional noturna é realizada após a oração noturna regular. Tradicionalmente um Hafiz – uma pessoa que memorizou todo o Alcorão (em árabe) – lidera a oração.  Ele recita o Alcorão em pequenas partes, na sequência adequada todas as noites, e completa a recitação de todo o Alcorão antes do fim do mês de Ramadã.  Todo muçulmano que comparece a essas orações regularmente tem a oportunidade de ouvir a recitação de todo o Alcorão por volta do fim do mês.  Se um Hafiz do Alcorão não estiver disponível, o muçulmano que tiver memorizado a maior parte no grupo ou o Sheikh da comunidade lidera a oração, e recita de acordo com sua habilidade.  Muitos estudiosos muçulmanos citam a Sunnah (caminho do Profeta Muhammad) – que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele – que ele sempre orava sozinho durante a noite em sua casa fosse Ramadã ou não, e que esse era o costume de muitos de seus grandes companheiros.
_________
Generosidade do Ramadã
⭐ O mês de Ramadã traz muitas bênçãos multiplicadas para aqueles que fazem o bem.  Durante esse mês as pessoas são mais generosas, mais cordiais, amigáveis e mais dispostas que em outras épocas do ano para fazer boas ações.  Os pobres e os necessitados recebem alimento, roupas e dinheiros dos abastados na comunidade.  Muitas pessoas vão à mesquita na vizinhança para a quebra do jejum e para as refeições.  As pessoas na vizinhança enviam frutas, comida e bebida para a mesquita – a atmosfera é a de um jantar amigável toda noite do mês.
⭐ Contribuidores bem conhecidos da comunidade muçulmana se encontram cercados pelas pessoas necessitadas em busca de doações.  O zakat, a caridade purificadora dos ricos, e doações são dadas nessa época do ano já que muitos muçulmanos desejam aproveitar a oportunidade de recompensas multiplicadas de Deus.
[15:56, 23/04/2020] Adil: 🌹 Super importante para todos sem dúvida, que Allah tenha misericórdia de todos vocês, amin.
👇🏻👇🏻👇🏻
⭐ O que anula o jejum
Coisas que o jejuador não deve fazer, pois anulam o jejum, são as seguintes:
🛑 Comer e beber. Allah, o Altíssimo, disse: “Comei e bebei até que se distinga o fio branco (a luz da aurora) do preto (a escuridão da noite), então, completai o jejum até a noite” (Alcorão, Baqara, 2: 187). No caso de alguém comer ou beber por esquecimento, seu jejum continua e não cometeu nenhuma falta, assim como foi relatado pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Quem se esquece que está jejuando e come ou bebe, que complete seu jejum, porque certamente Allah o alimentou e o deu de beber” (Bukhari e Muslim).
🛑 O que está dentro do significado de comida e bebida.
Soro e injeções intravenosas com substâncias nutritivas, que são aplicadas no corpo por deficiência de sais ou anemia; porque elas substituem a comida, então são consideradas da mesma categoria.
🛑 A transfusão de sangue, pois é o sangue em si é a via através da qual se distribuem os nutrientes no corpo.
🛑 Fumar, em qualquer de suas formas, anula o jejum, pois intoxica o corpo por meio da aspiração do fumo.
(além de ser ilícito, pecado)
🛑 O coito ou relação sexual, quer dizer, quando há penetração, havendo ou não ejaculação.
🛑 A ejaculação voluntária, seja por fricção, masturbação ou qualquer outra forma.
✔️ Já a polução noturna, que é a ejaculação de sêmen durante o sono, não anula o jejum, pois é involuntária.
✔️ Está permitido que os cônjuges se beijem, sempre e quando saibam que poderão se controlar.
🛑 Provocar vômito, mas aquele que vomita de forma involuntária não anula seu jejum. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Quem vomita enquanto está jejuando não precisa recuperar o jejum, mas, aquele que induz o vômito, deve recuperar” (Tirmidhi e Abu Dawud).
🛑 A menstruação (haid) e o sangramento pós-parto (nifas). Se há sangue por algum destes motivos, o dia de jejum da mulher é invalidado. No caso de se purificar logo depois da saída do sol, não se deve jejuar neste dia. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Quando a mulher menstrua não deve fazer a oração e nem jejuar” (Bukhari).
✔️ Ao passo que a hemorragia ou sangramento causado por uma enfermidade não anula o jejum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário